quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ALIMENTAÇÃO ANTES E APÓS ATIVIDADE FÍSICA



       Alimentação X Atividade Física                                             
Se o alvo principal da sua atividade física é emagrecer então é imprescindível fornecer energia ao corpo antes do treino para evitar a hipoglicemia (diminuição da taxa de açúcar no sangue), caracterizada por episódios de tontura, dor de cabeça e mal estar. Evite também praticar qualquer tipo de atividade física em jejum.
Fica como sugestão o consumo de alimentos ricos em carboidratos complexos para antes do treino - pães e cereais integrais como um sanduíche de pão integral e queijo branco, uma barrinha de cereal ou meia xícara de granola com leite ou iogurte desnatado. Esses alimentos  tem absorção lenta e irão nutrir o organismo durante todo tempo da atividade.
Após a malhação se a refeição principal como o almoço ou jantar ainda estiver longe, prefira ingerir uma fonte de proteína magra misturado com um pouco de carboidrato. Desta forma estará consumindo nutrientes que irão lhe repor energias, além de preservar e nutrir sua massa muscular - um copo de leite desnatado ou semi desnatado ou um iogurte são uma ótima opção.                                                                              
                                                                    


Hidratação
Não descuide da reposição de líquidos, seja no frio ou no calor. Sobretudo com as altas temperaturas do verão, a hidratação é item fundamental, pois ela ajuda a regular a temperatura do nosso corpo. Tome um copo (200 ml) de água antes do exercício e outros 200 ml a cada 15 min de atividade intensa. Isotônicos somente são necessários para atividades intensas com mais de uma hora de duração
                                                       
Alongamento
Prepare o corpo com um alongamento, ele ajuda a aliviar tensões e a dar certa flexibilidade para os músculos. Devem ser feitos de forma leve antes de qualquer exercício e mais vigorosamente após, para relaxar a musculatura. Consulte seu educador físico para ensiná-lo as melhores formas de alongamento.
                                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário