1- Beber líquidos durante as refeições engorda?
Água não engorda, mas se bebida em excesso durante as refeições, pode dilatar o estômago, além disso, os líquidos podem causar desconforto gástrico, gases e flatulência, além de dificultar a ação do suco gástrico, que é o responsável pela digestão dos alimentos no estômago (principalmente as proteínas, provenientes de carnes, ovos e leite). Como os líquidos saem mais rápido do estômago do que os alimentos, eles causam uma sensação de “vazio”, levando, muitas vezes, o indivíduo a se alimentar novamente logo após a refeição.
2- Comer arroz com feijão engorda?
Não tenha medo da dupla arroz com feijão, pois ela constitui uma boa fonte de nutrientes para qualquer faixa etária. O arroz é a principal fonte de energia para que o organismo possa desempenhar todas as suas funções. Já o feijão possui grandes quantidades de proteínas que são importantes para formar as estruturas de todos os tecidos do corpo: ossos, dentes, sangue e outros fluídos, enzimas e hormônios. Além de ser uma ótima fonte de fibras. Esta combinação fornece todos os aminoácidos necessários ao organismo. Coma sem exageros.
3- Comer carboidrato a noite engorda?
Os Carboidratos correspondem a 50 a 60% do consumo de calorias diárias, portanto devem estar presentes em todas as refeições. À noite devemos evitar os alimentos ricos em carboidratos simples (açúcar refinado, bolachas recheadas, sorvetes de massa, chocolates, doces em geral) e optar por consumir carboidratos complexos (arroz, pão integral, milho, feijão, ervilha, lentilha), que demoram a ser absorvidos pelo organismo e vão nos nutrir pelo período de sono.
4- Posso consumir bebida isotônica no lugar da água?
Os isotônicos são comumente consumidos fora de hora e os fabricantes afirmam que não há risco algum. Especialistas negam esta afirmação, pois acreditam que o excesso destas bebidas pode sobrecarregar os rins por possuírem uma quantidade razoável de sódio e de outros minerais que tem sua reposição necessária quando suamos muito em alguma atividade física que ultrapasse 1 hora de duração. A água é fundamental para o bom funcionamento do organismo e não deve ser substituída por nada.
5- É realmente necessário comer de 3 em 3 horas?
Sim, seu corpo precisa de uma certa quantidade de calorias e nutrientes para funcionar bem. Se você pular refeições durante o dia, estará mais propenso a ativar um processo de compensação do organismo, que diminuirá o metabolismo e também aumentará a fome na próxima refeição. Diversos estudos comprovaram que indivíduos que não tomam café da manhã, tendem a ser mais pesados do que indivíduos que tomam um café da manhã nutritivo. Para manter uma boa saúde e para perder peso deve-se consumir 6 refeições diárias (Café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia).
Nenhum comentário:
Postar um comentário