quinta-feira, 4 de julho de 2013

Conhecendo os Suplementos para Ganho de Massa Muscular

Quem pratica atividade física como a musculação, por exemplo, almeja ter um corpo definido além de aumentar a massa muscular. A musculação, administrada com o uso de suplementos, é a principal atividade física que possibilita este resultado.
O aumento da massa muscular ajuda a definir melhor o corpo, mas ele deve ser aliado com a perda da massa gorda. Esta perda pode variar de pessoa para pessoa, da alimentação e de quantas vezes na semana se pratica uma atividade física. Para auxiliar neste processo de ganho de massa muscular e perda da massa gorda do corpo, recomenda-se fazer o uso de suplementos alimentares.
Existem no mercado diversos tipos de suplementos alimentares que auxiliam no ganho de massa muscular, a sua reação no corpo irá depender da intensidade da atividade física, pois é isso que fará com que ocorra o aumento de massa muscular, ou hipertrofia, que nada mais é do que o aumento de tamanho do músculo.
O uso de suplementos alimentares para ganho de massa muscular somente irá fazer efeito se você consultar um nutricionista, fazer uma dieta balanceada e praticar uma atividade física intensa, sempre com o acompanhamento de um profissional de educação física. Este acompanhamento garante que você não sofra nenhum dano à sua saúde e nem fique lesionado por conta de um treino mal assessorado.

Whey Protein: O mais famoso suplemento alimentar é extraído do soro do leite e é fundamental para quem deseja um aumento de massa muscular onde as proteínas são essenciais para o crescimento da musculatura. Consumindo este suplemento você ingere o que há de mais saudável da proteína, o que não acontece se você consumir carne vermelha, por exemplo, que além da proteína você consome gordura também.
BCAA: Os suplementos com BCAA's são indispensáveis para a síntese da musculatura. São compostos por aminoácidos de cadeia ramificada que possuem ação anti-catabólica que auxilia no desenvolvimento da musculatura. Geralmente são usados combinados com outros suplementos.
Creatina: Outro suplemento alimentar que visa o aumento do volume da musculatura. Esta é mais conhecida pela sua capacidade de “aumentar” um músculo, que para fazer um efeito significativo é recomendado seguir à risca as instruções de uso que vem na embalagem. A Creatina é indicada para aumento de massa muscular em treinos de alta intensidade que exigem força e potência muscular.




As proteínas (whey protein, caseína, albumina, etc.), de forma geral, são usadas para melhorar a recuperação muscular, ganho de força e produção de energia durante o exercício. Podem ser usadas pré-treino, pós-treino, ao acordar e antes de dormir, lembrando que whey é de absorção rápida e caseína, albumina e soja, de média-lenta absorção. Ao acordar e após o treino a melhor opção são as de digestão rápida e antes do treino e antes de dormir, absorção média-lenta.
Os aminoácidos (BCAA’s, glutamina, arginina) melhoram a resistência muscular, regeneram o sistema imunológico e realizam manutenção da massa muscular presente (anticatabolismo).Além do uso de suplementos para ganho de massa muscular é preciso seguir algumas recomendações:
·         Consulte um nutricionista para ver qual suplemento é mais indicado para você;
·         Obedeça ao treino estabelecido pelo instrutor, para que assim você alcance o resultado esperado e sem colocar sua saúde em risco;
·         Cuide o tempo de intervalo entre uma série e outra;
·         Tenha uma noite de sono tranquila e durma em média 8 horas. Uma noite bem descansada faz com que os músculos se recuperarem;
·         Alongue-se antes e depois dos treinos para não prejudicar sua saúde;
·         Pratique musculação no mínimo 3 vezes por semana, menos que isso você não terá um resultado satisfatório em relação ao crescimento de massa muscular.
·         Hoje, a recomendação protéica para atletas de musculação é cerca de 1,8g/kg de peso/dia. Por exemplo: um indivíduo de 70 Kg necessita de 70 X 1,8 = 126g de proteína ao dia. Além de que, a ingestão protéica superior a 4g por kg pode provocar um desequilíbrio na produção energética pela falta de carboidrato, aumentando as concentrações de cortisol e comprometendo o ganho de massa muscular.
·         São muitas as mulheres que buscam na musculação um corpo feminino, mais definido e mais “durinho”. Outra vantagem, é que além das calorias gastas para fazer a musculação, o ganho de massa muscular faz com que o corpo gaste mais calorias, o que favorece a perda de gordura.
Mas o que é perigoso é comprar suplementos por conta própria e sair utilizando vários produtos juntos sem nenhuma orientação profissional. Suplementos parecem ser inofensivos, mas dependendo da quantidade ou do componente podem ter conseqüências desagradáveis.
REFERÊNCIAS:

KLEINER, Susan M.; GREENWOOD-ROBINSON, Maggie.
Nutrição para o treinamento de força. São Paulo. Editora Manole, 2002.

BIESEK, Simone; GUERRA, Isabela, ALVES, Letícia Azen. Estratégias de nutrição e suplementação no esporte. Editora Manole, 2005.

MAUGHAN, Ronald J.; BURKE, Louise M. Nutrição esportiva. Editora Artmed, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário